quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ver histórias

Recentemente um amigo diretor, me mandou um trailer de um filme feito com a câmera Red. É uma câmera digital que está sendo muito usada em cinema, mas que os puristas da película odeiam. Realmente a imagem digital é muito limpa, muito certinha, não tem o grão, a textura nem a sujeira do 35mm.

É como comparar o vinil com o CD. Não tem os pequenos riscos. Aquela tal coisa “orgânica”.

Meu amigo peliculeiro criticou ardorosamente a imagem flat do trailer. Fui conferir e aconteceu uma coisa curiosa. Nos primeiros segundos achei a imagem meio sem graça de fato, mas depois a trama me cativou de tal maneira que parei de ver a imagem. Mesmo sendo um trailer, eu só via a história.

Um filme é feito de dezenas de coisas. É uma mistura de ingredientes. Música, figurinos, atores, cenários, objetos de cena, mise en scene, luz, efeitos, etc. Mas o pano de fundo de todos esses elementos é a história. É como se fosse o meio sobre o qual eles flutuam. Ser o químico da história é a maior habilidade de um cineasta

12 comentários:

  1. Fala Gaspar !!!
    Será que vc pode postar esse trailer pra eu poder assistir??
    Concordo com vc ! Ate quando eu fiz uns pequenos videos pra faculdade, tenho que "roterizar" de forma, que seja acessivel e o menos chato possivel. Não com todos os aspectos que vc lida, mas, videos sobre procedimentos técnicos, e para um publico dificil de lidar (alunos de graduação) é sempre um desafio !!!
    Ainda bem que vc me da otimas dicas !!!

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  2. Fala Fernando!
    Sim, qq que seja o video, mesmo tecnico, quando é interessante, acaba tendo alguma historia.
    O filme é o Malu de Bicicleta. Segue o trailer:
    http://www.youtube.com/watch?v=dhUyn6CoXdI

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  3. Ae Gaspar!!!
    Vale lembrar que o padrão 35 mm é algo que foi estipulado pela industria como "belo" ou "realidade do cinema". Essa definição é algo tão subjetivo, que facilmente um filme rodado de forma caseira por assim dizer como, "Blair Witch Project" assumem aos olhos do publico a linguagem que representa a realidade. Portanto, qualquer um que defenda a pelicula como cinema de verdade, é um mero peão da industria, cinema de verdade é contar uma historia boa, seja com uma camera simples ou sofisticada.
    Abs Sallouti

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  4. Oi Edu!
    Sem duvida alguma. Novas cameras estao sendo lancadas quase que toda semana. O padrao de imagem muda a cada 3 meses. Só o que fica é a historia.
    Abs, Gaspar

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  5. Tem um teste com a Red, acho que dirigido pelo David Fincher. Trata-se do Leonardo DiCaprio acendendo e fumando um charuto. O fundo está desfocado, a luz bem marcada, em suma, uma beleza. Há o teste da 5d da Canon também, muito legal. Ou melhor, em termos de suporte, opções e texturas não faltam. Quanto à boas idéias...

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  6. Verdade Daniel. As boas historias sao raras.

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  7. E vc, Gués, é um bom contador de histórias. Nunca vi nada igual. Não se preocupe com a câmera. Bjs e te amo.

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  8. Anne Days! Thanks! Sim, a camera é só a caneta. Dá para escrever a lapis. :-)

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  9. A principal variável no trabalho é o diretor/cineasta, pois (praticamente) qualquer câmera que utilize pode alcançar os resultados desejados. Em se tratando de um certo diretor que muito bem conheço - especialmente -, não há qualquer empecilho para que alcance resultados extraordinários - o que se observa mesmo ao longe.

    Cleber Fernandes

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  10. Oi Cleber!
    Obrigado pelo comentario. Li uma vez que o teatro é a seara do ator, a novela é do escritor e o cinema é do diretor. Acho que é um pouco assim mesmo.
    Abs.

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  11. Muito poeta heim ... de fato as ferramentas são apenas ferramentas no final das contas o que interessa é a obra pronta e a harmonia de seus desenhos. Mas, um pouquinho de qualidade no material não faz mal a ninguém e contribui para que uma história não seja apenas história e sim espetáculo. Bjs

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  12. Oi Renata!
    Claro que sim. Qualidade é importante. É só nao ficar escravo da tecnologia. Bjos.
    Gaspar

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