sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bandidos Bandidos

Por alguma estranha razão é muito comum vermos os bandidos retratados como bonzinhos, coitados e benfeitores da comunidade em filmes brasileiros. Talvez tenha a ver com a proximidade com que convivemos com a bandidagem. Por osmose haveria uma mescla. Como exemplo, temos o bandido charmoso de “O bandido da luz vermelha”, os bandidos coitados de “Carandiru”, o bandido incompetente e ingênuo de “Meu nome não é Johnny”, os bandidos injustiçados de “Cidade de Deus” e por aí vai.

Eis que em Tropa de Elite 2, os bandidos são bandidos. Também são bandidos, a polícia e os políticos. Bem mais realista.

9 comentários:

  1. Tem também aquele papo de enaltecer a miséria e a dignidade da favela.Pergunte qualquer favelado se ele não preferia morar numa mansão do Morumbi?
    Paulão

    ResponderExcluir
  2. Sim Paulao. Só no cinema favela é cult. :-)

    ResponderExcluir
  3. Acho que é exatamente isso que vc colocou.
    Bandido é bandido, seja ele fardado, de chinelos ou de colarinho branco. Essa visão de que bandido eventualmente é vítima do sistema, para quem está do lado do 'bem' muito pouco. O motivo que o bandido tem para apontar uma arma para a minha cabeça sinceramente é irrelevante.
    Cabe a nós escolhermos direito quem possa de fato melhorar o 'sistema', a começar pela educação.

    parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Gasp, nunca tinha parado para pensar nisso... bandido bonzinho. E as histórias são tão envolventes que eu sempre caio na deles... hehe! bjs.

    ResponderExcluir
  5. Outro bom exemplo eh o Salve Geral. Quando assisti me "peguei" torcendo pros criminosos. Cada PM que morria era apenas um Soldadinho cinza caindo. Quando morria um ladrao tinha drama. Fiquei impressionado comigo mesmo achando legal a criminalidade se dar bem. Eu acho que isso tem haver com uma questao cultural do Brasileiro, tambem. Aqui, fazer coisa errada e se dar bem, eh bacana, motivo de orgulho.

    ResponderExcluir
  6. O bandido da luz vermelha simplesmente ENLOUQUECEU na prisão, e pouco tempo depois que saiu levou um APAGÃO.

    Todo trocadilho é pouco!

    Cleber Fernandes.

    ResponderExcluir
  7. Verdade. A gente cai nas historias. Acabamos torcendo para bandido se dar bem. O Brasil tem mesmo essa cultura. Aqui eh bonito ser feio.

    ResponderExcluir
  8. Fala Gaspar...
    vc viu o que vai ser rodado no BR ??
    Velozes e furiosos 5
    quem sabe vc não assiste algumas gravações como nos mercenarios??

    http://www.vmnewsonline.com/2010/10/velozes-e-furiosos-5-ocorrera-no-rio-de.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernando!
    Sim, eu ja tinha visto. Legal!
    Abs

    ResponderExcluir